Meu J3 possui um motor 1.4, segundo a estampa debaixo do capô (vide foto). Isso se refere ao tamanho do motor, determinado através do seu volume, sua capacidade total, somando-se o volume de todos os cilindros, também conhecido como cilindrada. No caso, 1,4 litros, ou 1400 centímetros cúbicos, ou cc, ou cm³.
São quatro cilindros. Suas especificações: 75 milímetros de diâmetro e 75,4 milímetros de curso (ou altura, ou comprimento). Fazendo os cálculos:
75 mm de diâmetro, isto é, o raio mede 37,5 mm, ou 3,75 cm. 75,4 mm de curso é o mesmo que 7,54 cm de altura. Fórmula para medida do volume de um cilindro: área da base vezes a altura, ou pi vezes o quadrado do raio vezes a altura.
V = (3,1415926535897932384626433832795) x (3,75) x (3,75) x (7,54)
V = 333,10699605094276431574215623335 cm³
Quatro cilindros, então:
4 x 333,10699605094276431574215623335 = 1332,4279842037710572629686249334 cm³
Arredondando e eliminando as casas decimais, temos 1332 cm³, ou 1332 cc, ou 1,332 litros. Então, por que não dizem que o motor é 1.3 em vez de 1.4?! Onde estão os outros 68 cc?! JAC?!
Em resposta à minha questão, a JAC, por e-mail:
Não existem padrões de cilindradas real vs. Cilindradas designada no modelo, se verificar existem outras marcas que também declaram 1.4, porem o motor apresenta valores inferiores 1400 cc. No critério de arredondamento utilizamos a forma mais explicita o consumidor assimilar a categoria que se encaixa. Lembramos que nosso motor apresenta excelente potencia e torque que são os principais fatores a qual o cliente é suscetível de desempenho.
Mas que é 1.3, é.
Um ponto três!
isso ai é 1/2 fato... não me incomoda isso, mas sim os valores de desempenho (cv e torque) e a rotação necessária pra alcançar eles... não grile com isso não, curta seu carro se ele fornece bom desempenho então tá ótimo... lembrando que esse motor tem duplo comando de válvulas variável o que por si só já fornece mais potência e melhor consumo (teoricamente)... p.s, to curtindo o blog, parabéns!
ResponderExcluirIsso, Tiago. O J3 imprime potência máxima ao atingir 6000 rpm (108 cv) e torque máximo às 4500 rpm (138 Nm). O tamanho do motor não quer dizer tanta coisa assim (em termos). Eu tenho um Kadett, da Chevrolet, 1994, com um motor 1.8, mas com uma potência máxima de 98 cv. Ou seja, meu Kadett tem um motor maior que o J3, mas tem menos potência. Em 1994 a tecnologia não era tão avançada como hoje. Atualmente um motor 1.8 da Chevrolet tem muito mais força (e custa muito mais também). Sobre essas coisas e o que tu mencionaste, há duas publicações aqui no blog:
Excluirhttp://meujacj3.blogspot.com.br/2012/06/potencia-108-cavalos.html
http://meujacj3.blogspot.com.br/2012/02/16v-dohc-e-vvt.html
Obrigado pelos comentários. Saudações.