sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

16V, DOHC e VVT.

Motor do J3.

As três siglas (16V, DOHC e VVT) fazem referências ao motor do J3, mais especificamente, ao conjunto das válvulas do motor. A respeito disso, pode-se dizer que:

1. J3 é equipado com um motor de explosão de quatro tempos, com dezesseis válvulas (16V);

2. No brasil, a maioria dos carros comercializados possuem motor com oito válvulas (8V) – com dezesseis válvulas, quatro por cilindro, a mistura de ar com gasolina na admissão e os gases de escapamento fluem mais livremente, aumentando a potência do motor;

3. O motor do J3 usa dois comandos de válvulas controlando a abertura e o fechamento das válvulas de admissão e de escape – o duplo comando de válvulas (DOHC, do inglês Double Overhead Camshaft) controla duas válvulas de entrada e duas de saída em cada cilindro, o que o torna mais complexo que os motores com só um comando de válvulas e permite extrair até de um pequeno motor uma razoável potência;

4. O DOHC entrega mais torque e mais potência em altas rotações, o que pode trazer economia em rodovias, mas não tem nenhuma vantagem em baixas rotações – nas especificações do J3, é indicado que se atinge o torque máximo de 138 Nm à 4500 rpm (alta rotação) e é alcançada a a potência máxima de 108 cv à 6000 rpm (tão alta rotação que no Manual do Proprietário é recomendado que não seja ultrapassado esse valor de giros sob pena de danificar o motor);

5. O motor do J3 é provido com o sistema de Comando Variável de Válvulas, VVT, do inglês Variable Valve Timing, permitindo a variação no tempo e no curso das válvulas, abertas de acordo com a necessidade do motor (em baixas rotações escolhe-se a configuração mais apropriada para um menor consumo, e em rotações elevadas, a configuração mais adequada para uma melhor performance é escolhida) – antes, com o comando não variável, as válvulas sempre abriam de forma igual, independente da rotação, com isso, os fabricantes tinham que optar por motores ou potentes ou econômicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-- Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...